sábado, 19 de julho de 2014

[Opinião] - "O Amante" e "Obsessão" de Jodi Ellen Malpas



"-Porque desapareceste?
(...)
- Já te disse, estava confuso e pediste-me espaço.
- Porquê? - insisto. Sinto-o ficar tenso debaixo de mim.
- Tu despertas sentimentos em mim - responde em voz baixa, e eu penso que talvez esteja a chegar a algum lado.
- Que espécie de sentimentos? (...)
- Todo o género de sentimentos, Ava. (...)
- E isso é uma coisa má?

- É quando não sabemos como lidar com eles. "






Já devem ter dado conta que o romance erótico está na moda. Todos os meses somos inundados de novidades dentro deste género. 

Depois de apostar em Megan Maxwell, cuja trilogia adorei (não, ainda não publiquei a opinião), a Planeta aposta agora na trilogia "Este Homem" de Jodi Ellen Malpas.

Li "O Amante" assim que chegou aqui a casa, e li "Obsessão" esta semana. São livros grandes, rondam as 550 páginas, mas que se lêem rapidamente. A linguagem é simples e acessível o que facilita a leitura, deixando que nos percamos nas páginas desta leitura.

Algo que eu dou sempre importância neste género de livros é a o vocabulário utilizado. Se costumam ler as opiniões que escrevo (espero bem que sim) sabem que já por diversas vezes apontem o vocabulário utilizado como ponto negativo nestes livros. Nestas duas leituras esse tem sido um ponto positivo. O vocabulário é bastante adequado, conseguindo fugir ao ordinário que por vezes encontramos. 

Tal como vos tenho habituado, vou ser sincera....estes livros não me cativaram. Gostei, mas achei mais do mesmo. Passo a explicar: nestas leituras acompanhamos Jesse Ward, um trintão "podre de bom" e de rico, possessivo e controlador, e Ava, uma jovem designer com um excelente inicio de carreira, que fica com ar aparvalhado assim que vê o "homem podre de bom", que se comporta como uma débil mental no primeiro contacto e que no instante a seguir faz sexo louco com o referido homem, apaixona-se loucamente mas as dúvidas existenciais estão por todo o lado. Ora se zangam, ora fazem sexo de reconciliação, ora descobrem segredos e sofrem muito... enfim, se costumam ler romances eróticos estão a perceber o que quero dizer.

"O Amante"  é o primeiro livro desta trilogia, e esta minha primeira critica reflecte essencialmente o conteudo deste primeiro livro. Em "obsessão" o enredo torna-se um pouco melhor, sendo que conhecemos mais profundamente a personalidade de Jesse e os seus "segredos obscuros" e problemas do passado que, como não poderia deixar de ser, aparecem agora para atazanar a vida a ele e a Ava. 

Já é natural que comparem todos os livros deste género às 50 Sombras de Grey, mesmo quando não têm comparaçãoe quando são, até, melhores. Estes foram os livros, que li, que mais me fizeram lembrar o Grey, mas sem todo o BDSM que este envolve.
Sou sincera, não gostei da personagem Jesse Ward, é demasiado possessivo e controlador chegando a ser um perfeito idiota. É, sem dúvida, uma personagem bem criada, e digo isto porque consigo chegar ao fim de um livro e estar completamente irritada e farta deste homem. No entanto, gosto de ler um livro destes e conseguir "apaixonar-me" pelo personagem principal, coisa que não acontece nesta trilogia. A personagem da Ava é daquelas que "não me esquenta nem me arrefenta", ou seja, acho realmente sem graça e totalmente sem conteúdo. 


Posso ainda referir que, no meio disto tudo, adoro o casal secundário Kate e Sam, a melhor amiga de Ava e um dos amigos de Jesse. Um casal, divertido, descontraido, e que não se comportam como dois verdadeiros imbecis. Também gosto imenso de Tom, o amigo homossexual de Ava, que, aparecendo pouco, tem tiradas muito boas. John, colega e amigo de Jesse é também um personagem enigmático e misterioso que nos faz querer saber mais sobre ele.

Concluindo, foram leituras fáceis e rápidas, que nos ajudam a passar um bom bocado, mas que não me cativaram. Mesmo as partes mais calientes se tornaram algo maçadoras. Uma trilogia que, a meu ver, não nos traz nada de novo.

Sem comentários:

Enviar um comentário