domingo, 20 de julho de 2014

[Opinião] - "O Segredo do meu marido" de Liane Moriarty



"Será que um ato define para sempre quem somos? será que um ato de maldade na adolescência neutraliza vinte anos de casamento, de bom casamento, vinte anos a ser um bom marido e um bom pai?" 







Andei numa onda de leituras que não me conseguiam cativar. Se calhar até era eu que estava sem espírito para leituras ou que andei a escolher os livros errados para o meu estado de espírito mas a verdade é que acabava os livros com uma sensação desagradável, nada me satisfazia...até ter pegado em "O Segredo do meu marido".

Imaginem que, um dia, encontravam um envelope que dizia "para ler apenas após a minha morte", escrito pelo vosso marido de há anos. Esta é a premissa base deste livro. Eu, conhecendo-me como me conheço, abria no instante a seguir a tê-la encontrado. Cecilia não a lê de imediato, mas a verdade é que, tal como eu não resistiria, ela também não resistiu. E ao abrir a carta a sua vida não voltou a ser a mesma. 

Nesta leitura acompanhamos o quotidiano de 3 mulheres, e de suas famílias. Ao longo da leitura vamos pensando como será que aquelas vidas se relacionam. Cada uma com a sua história, com as suas experiências e com o seu sofrimento, mas três mulheres que, à partida, teriam muito pouco em comum. Mas sentimos desde inicio que têm mais em comum do que estamos a perceber...

Cecilia, extrovertida e trabalhadora, mãe de 3 filhas encontra a carta do marido, John-Paul, com quem vive há anos, abre-a e percebe que a sua vida não será a mesma. Percebe que o passado encerra algo macabro e com o qual não sabe se conseguirá viver.

Rachel, uma mulher mais velha, já na terceira idade, que viu a vida da filha ser ceifada aos 17 anos por um assassino que nunca soube quem era e nunca viu condenado. A sua vida não parou, no entanto nunca mais foi a mesma. Juntamente com a sua história conhecemos o seu filho, nora e neto, que têm um papel importante e intenso na vida de Rachel, apesar de só compreendermos isso quase no fim do livro.

E Tess, uma jovem mãe, traída pelo marido e pela melhor amiga, que decide regressar a casa, para junto da sua mãe, e assentar ideias. 

No entanto, o passado volta para assombrar todas estas mulheres. E esse passado encontra-se fechado dentro de uma carta.

Será que conhecemos a pessoa que dorme ao nosso lado, mesmo ao fim de tantos anos? Que segredos escondemos, até mesmo de nós próprios a fim de não nos assombrarem mais? De que forma as nossas atitudes e escolhas afectam e influenciam vidas de terceiros, e as suas consequências se perpetuam ao longo de anos e anos? Os nossos erros voltam para nos assombrar? E o "karma" tem algum papel nas nossas vidas?

Liane Moriarty, com uma escrita simples, sem adornos nem excessos, com descrições q.b, ora num ritmo lento e pausado, como num ritmo rápido, até mesmo frenético, leva-nos através do mistério e do suspense até às vidas destas famílias e consegue prender-nos a respiração até à última página. 

Uma leitura que veio, finalmente, fazer as minhas delicias. Um romance sobre escolhas, sobre relações humanas profundas e complexas, sobre culpa e, acima de tudo, sobre perdão. Um livro que aconselho, e que sei que vão ficar agarrados até à última página. 

2 comentários:

  1. Olá :)
    Gostei muito de ler a opinião. :) Já tinha ouvido falar do livro, mas acho que é desta que o acrescento à minha lista de leituras. :)
    Boas viagens,
    Rosana
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela opinião, tenho este livro para ler e fiquei com uma vontade enorme de pegar nele. :)

    ResponderEliminar