sábado, 26 de julho de 2014

[Opinião Tertuliana] - "O Jardim das Memórias" de Amy Hatvany




Dotada de uma sensibilidade extraordinária, O Jardim das Memórias é uma história deliciosa que nos fala com naturalidade sobre as diversas acepções da palavra amor. É, igualmente, uma história que oferece uma interessante perspectiva sobre a mente humana e os seus requintes complexos. E é, particularmente, uma história sobre duas vidas tão comuns quanto singulares, duas vidas muito diferentes e intrinsecamente unidas, apaixonadas pela arte. in As Histórias de Elphaba







Quando li a sinopse deste livro, houve palavras e expressões que me chamaram a atenção, tais como “tentativa de suicídio”, “sem-abrigo” e “voluntariado”, que, juntamente com a abordagem da relação entre um pai e a sua filha me fez querer ler esta obra literária.

Eu estava certa ao ler este livro  pois, na minha opinião, “O jardim das memórias” é um livro fantástico, que nos faz pensar em tanto e nos faz sentir tanta coisa que não pensámos sentir quando pegamos  nele pela primeira vez.

Ao longo das páginas, a autora vai intercalando capítulos centrados em Eden, em adulta e em criança, com capítulos centrados na vida do seu pai, quando vivia com a sua mulher e filha e quando vivia nas ruas, como um sem-abrigo. Adorei essa forma da autora organizar a sua escrita, de maneira a que o leitor consiga pôr-se no lugar das duas personagens centrais do livro, quase como se vivêssemos o que cada um deles viveu, vendo e sentindo a forma como pai e filha sentem e reagem ao que a vida lhes reservou. Ao posicionar a sua narrativa tanto no presente como no passado, a autora ajuda o leitor a perceber o que provocou a separação e o afastamento tão prolongado de uma filha do seu pai.

Esta leitura é uma daquelas que nos faz pensar na vida e nos faz prestar atenção àquilo que realmente importa. Temas como as doenças mentais e o preconceito que há à sua volta, o alcoolismo e os sem-abrigo, estão presentes durante toda a leitura, levando o leitor a refletir sobre esses temas e a repensar a opinião que tem dos mesmos.

Esta leitura sensibilizou-me para a situação dos sem-abrigo, instigando-me a ter uma participação mais ativa na vida desse sector da população, levando-me assim a inscrever como voluntária na C.A.S.A – Centro de apoio aos sem-abrigo.


Para além de ter um óptimo enredo, o livro está escrito de uma forma simples e de fácil compreensão, nada aborrecida, tornando a sua leitura muito prazerosa. 

Inês Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário