domingo, 14 de setembro de 2014

[Opinião Tertuliana] - "Milagre de Amor" de Eloisa James



"Milagre de Amor é um verdadeiro doce para os corações mais românticos que ainda recordam com carinho as princesas da sua pequenez, que relembram com saudade o tempo em que ambicionavam o seu futuro de encantar. (...)
Eloisa James tem uma escrita muito cuidada que, embora seja simples e fluida, tem presente todos retoques de épocapróprios do momento em que se desenvolve a acçãoconferindo brilho ao seu texto.
As suas descrições são lindíssimas, pontuando a narrativa de cenários fascinantes que não só envolvem os intervenientes como quem lê em fantasias passiveis de ser reais. O mesmo se verifica com as personagens, repletas de pormenores nos quais o leitor revê, o que evidência o seu talento." in Histórias de Elphaba




Depois de ter lido “Duas irmãs, um duque”, cuja opinião escrevi há pouco tempo, e de ter adorado, não podia deixar de ler o outro livro de Eloisa James, que tinha cá em casa. Incrivelmente este livro ainda não me tinha suscitado interesse, sendo que, só me despus a lê-lo depois de conhecer, finalmente, a maravilhosa escrita desta autora.

 Como referi na outra opinião, esta autora baseia-se em contos de fadas para criar as suas histórias, sendo que “Milagre do amor” tem como base o conto d’ A Bela e o Monstro.

 Tal como em “Duas irmãs, um duque”, neste livro a autora conjuga na perfeição o humor e o romance e ainda um pouco de suspense nas últimas páginas do livro. Adorando eu a história da Bela e o Monstro, quando comecei a ler este livro tive algum receio de me desapontar, pois apesar de esta ser apenas uma adaptação do conto infantil, esperava que Eloisa James conseguisse manter a beleza e a magia que o caracterizam. E assim foi, para minha felicidade, a autora recria neste livro a história de amor entre um “monstro” e uma bela donzela, sendo que nesta adaptação o dito “monstro” é um cavalheiro algo rude, habituado a viver sozinho e que despensa uma presença feminina na sua casa. A donzela, Linnet, por quem o “monstro” se apaixona é uma jovem e bela senhora que despreza tudo o que Piers é.

 Adorei as descrições das paisagens e dos cenários do País de Gales, onde esta história é passada maioritariamente, tal como aconteceu quando li “Duas irmãs, um duque”. Duas personagens secundárias de que eu gostei muito foram os pais de Piers, cuja relação vai sendo descrita ao longo do livro. Posso ainda dizer Eloisa James manteve o teor cómico da obra, tal como faz com todos os seus livros, tornando a leitura leve e divertida.

 Apesar de ter gostado muito desta minha segunda leitura desta autora, tenho de confessar que gostei mais do primeiro que li, no entanto, não consigo explicar o porquê. Provavelmente gostei mais das personagens e, talvez, da história do outro livro, mas a diferença foi muito pequena, sendo que dei 4.5* ao “Duas irmãs, um duque” e 4* ao “Milagre de amor”.

Sem comentários:

Enviar um comentário