domingo, 1 de março de 2015

[Novidade] - Coolbooks: "No trilho do sonho" de Bernarda de Souza e "Sobreviventes" de Olinda Gil


Formato: e-wook 
N.º estimado de páginas: 366 

PVP: 8,99 € 

Já está disponível, em coolbooks.pt e na livraria virtual wook.pt, a primeira aposta daCoolbooks na área do romance histórico. No Trilho dos Sonhos, de Bernarda de Souza, centra-se na figura de D. Dinis e aborda os amores e desamores de príncipes e princesas de Portugal e Espanha.

Coolbooks está a oferecer, através do Refém das Letras, um desconto de 40% na aquisição deste livro. Para tal, basta utilizarem o código promocional E4SF9S2N aquando da compra do mesmo.

Pode aceder às primeiras páginas aqui.

Sinopse
«No trilho dos sonhos transporta-nos até ao século XIII, onde na Península Ibérica ainda há muçulmanos e as cortes recebem os trovadores com entusiasmo. Aqui conhecemos o príncipe D. Dinis, futuro rei de Portugal, que cedo se inicia nos caminhos da poesia, ficando conhecido na História como o Rei Trovador. Ao acompanhar a vida de D. Dinis e dos que lhe são mais próximos, percebemos como, na verdade, tanto a nobreza como o povo têm os seus destinos traçados, não tendo o poder de mudar as suas vidas conforme desejariam. D. Dinis é um rei em formação, que não esquece também a idade que tem e vive os amores e desamores da juventude. A relação com Zaida, uma moçárabe que o encantou, quase o faz perder a vontade de viver. Enquanto rei, as suas maiores decisões são tomadas em Conselhos. E foi num Conselho que se escolheu Isabel de Aragão, a Rainha Santa, para sua esposa, tal como se decidiu que o português passaria a ser a língua oficial em Portugal, em substituição do latim. Mas poderá desta decisão estratégica nascer um amor? Ou tudo não passará de um sonho?»

A autora
Bernarda de Souza nasceu em 1958 no Minho, no seio de uma família tradicional cristã. Filha mais nova de entre nove irmãos, cedo aprendeu com eles as primeiras letras, tendo sido encaminhada, aos onze anos, para fazer os seus estudos em Braga. Terminou o ensino secundário em Lisboa e concluiu aí, em 1982, a sua licenciatura na Faculdade de Letras de Lisboa. Escreveu alguns contos, já depois de ter começado a exercer a profissão de professora de Inglês e Português. O seu romance No trilho dos sonhos surgiu a partir de uma pequena narrativa sobre D. Dinis de Portugal.


Título: Sobreviventes
Autor: Olinda P. Gil
Format
o: e-wook
N.º estimado de páginas: 62
PVP: 2,99 €

O inconformismo de Olinda P. Gil
Sobreviventes é o segundo livro de contos desta autora publicado pela Coolbooks 

Olinda P. Gil foi uma das primeiras autoras publicadas pela Coolbooks, em maio de 2014. A boa receção que teve Sudoeste torna natural uma nova aposta nos contos desta jovem autora e Sobreviventes já está disponível em http://www.coolbooks.pt/ e na livraria virtual http://www.wook.pt/. Tal como em Sudoeste, em que o amor e o mar se cruzavam como se constituíssem uma realidade só, Olinda P. Gil consagra os contos desta nova obra a um tema fundamental: o inconformismo ou, se preferirmos, a resistência às
injustiças sociais.
Olinda P. Gil é uma das apostas da Coolbooks na novíssima ficção breve portuguesa. Sudoeste e, agora, Sobreviventes constituem passos seguros no percurso desta jovem e talentosa autora.

SINOPSE
Sobreviventes é uma coletânea de contos em que Olinda P. Gil analisa a sociedade atual e o rumo que esta segue.
Um mundo onde não se vive, antes se sobrevive, e onde diversos personagens, que carregam no peito o espírito de insurreição e esperança, se batem em diferentes cenários adversos – desde guerras a
viagens no tempo, passando por governos extremistas que condicionam a liberdade humana. Mas mesmo na luta pela sobrevivência há espaço para atos altruístas e para pequenos gestos fonte de enorme felicidade.
E é assim que em Sobreviventes assistimos ao sacrifício daqueles que pouco têm para alimentar o desejo secreto de um futuro melhor, não se conformando com o destino que lhes é forçado.

PRIMEIRAS PÁGINAS
Para ler um excerto deste ebook, clique nesta ligação.

A AUTORA
Olinda P. Gil começou pelas listas, a seguir passou aos contos. Publicou num jornal nacional. Pelo meio estudou Literatura, apaixonou-se pelos antigos, por Lisboa e deixou sair textos em publicações obscuras. Nem sabe como chegou a adulta. Tem tido trabalhos muito díspares, coisa própria da idade. Gosta de contos. Gosta de Literatura Portuguesa. Gosta de autoras. Continua a sonhar em ser escritora. É Alentejana.

JÁ PUBLICADO PELA COOLBOOKS
O mesmo mar, a mesma casa. Talvez a mesma história e a mesma mulher que nela vive.
Ou três histórias diferentes de três mulheres diferentes que viveram na mesma casa.
Sudoeste traz-nos três histórias distintas, como que variações de um mesmo tema.
Em todas elas está presente o mesmo ambiente marítimo, um envolvimento amoroso, uma  personagem com «o chamamento do mundo». Todas as histórias se passam na mesma casa, na mesma quinta, na mesma praia, na mesma falésia. As próprias personagens vão tendo pequenas variações. Contudo, os contos são muito diferentes; cada um oferece-nos uma perspetiva distinta de como se pode viver o amor e o desejo de partir: do sentimento mais puro e simples à capacidade de começar tudo de novo.


Sem comentários:

Enviar um comentário